Funções gerais para funcionamento de javascript.
Loading

Conab - Companhia Nacional de Abastecimento

Estoques Privados

PESQUISA 2016

 

 

 

 

ARROZ

 

 

O prazo para devolução dos boletins do levantamento de estoques privados de arroz de 2016 encerrou-se no dia 31/03.

 

A data de referência da informação de estoque é o dia 29 de fevereiro de 2016. Todos os dados recebidos estão sendo processados e analisados pelos técnicos da Companhia e ainda não há previsão de divulgação do relatório final.

 

 

 

 

 


______

 

CAFÉ

 

 

 

 

A Conab prorrogou a data final para envio das informações da pesquisa de estoques privados de café deste ano. O novo prazo se encerra no próximo dia 6 de maio.

 

Os boletins foram enviados a todos os armazéns cadastrados e os e-mails, com os códigos de acesso, encaminhados automaticamente pelo sistema para aqueles que informaram seus endereços eletrônicos à Conab. 


A data de referência da pesquisa, ou seja, a data da posição do estoque a ser informado é 31/03. Estoques governamentais ou os quantitativos da nova safra 2016 não deverão ser incluídos no total a ser informado.

 


Este ano a Companhia oferece um meio mais prático e moderno para envio da posição do estoque existente nos armazéns pelos participantes.


Além do modo tradicional de preenchimento manual dos boletins e envio pelos Correios, o agente armazenador terá a opção de registrar a informação diretamente pelo Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) a ser disponibilizado na internet.


O sistema também oferece a opção de visualização dos dados cadastrais dos armazéns vinculados ao CNPJ da empresa, a atualização do seu endereço de correspondência e conhecimento do respectivo histórico dos estoques informados em pesquisas anteriores. Só terá acesso às informações o próprio armazenador ou o responsável pela unidade armazenadora ou depósito.


 

 

 

_______

 

 

 

O resultado dos levantamentos anteriores poderão ser encontrados na relação abaixo.


Dúvidas ou sugestões devem ser encaminhadas para o ao endereço ESTOQUE-PRIVADO@CONAB.GOV.BR.

 

 

 

______

 

O QUE É A PESQUISA DE ESTOQUES PRIVADOS? 

 

O levantamento de estoques privados, realizado anualmente pela Conab, tem por fundamentos a Lei que dispõe sobre a política agrícola (Lei nº 8.171, de 17.01.1991, Art. 3º, Art. 30, inc. VI), sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários (Lei nº 9.973, de 29.05.2000, Art. 10, inc. I e II, Art. 11 e Art.13) e de seu Decreto Regulamentador (Decreto nº 3.855, de 03.07.2001, Art. 9º, inc. I e II), que versam, entre outros fundamentos e alçadas institucionais, sobre a competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e por delegação a Conab, em manter um sistema de informação agrícola para a divulgação de informações sobre o volume dos estoques privados discriminados por produto, tipo e localização, e da obrigatoriedade do depositário em prestar informações sobre estoques próprios e de terceiros mantidos sobre sua guarda.

 O objetivo do trabalho - em contribuição com o planejamento governamental destinado a promover, regular, fiscalizar, controlar, avaliar atividade e suprir necessidades, visando assegurar o incremento da produção e da produtividade agrícolas, a regularidade do abastecimento interno, especialmente alimentar, e a redução das disparidades regionais (Lei 8.171/1991, Art. 3º)-, é consolidar informações a respeito dos estoques de produtos agrícolas no país, possibilitando o conhecimento do balanço de oferta e demanda, dando subsídios à elaboração de políticas agrícolas e de abastecimento para o setor e à sociedade.

As pesquisas visam conhecer e quantificar o estoque de passagem (quantidade do produto da iniciativa privada em estoque na mudança de safra), tendo por referência a data de 31/03 para o café, tipos arábica e conilon, e 28/02 (ou 29, em anos bissextos) para o arroz (em casca e beneficiado), dois produtos que, atualmente, a Conab realiza e divulga as pesquisas de estoques. As informações divulgadas incluem o volume, tipo, a distribuição espacial e por segmento dos armazenadores dos estoques privados e características das unidades armazenadoras onde é feita a conservação do produto.

A população de pesquisa tem por base os diversos estabelecimentos integrantes do Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (SICARM) da Conab, complementado por cadastros fornecidos por entidades ligadas ao setor agropecuário.

No modelo tradicional de pesquisa, esta preconiza o envio de questionários, via Correios, aos unidades armazenadoras que comercializam o produto em levantamento. Igualmente se possibilita o envio do Boletim por correio eletrônico. O retorno dos questionários contendo as informações ocorre por meio da devolução do formulário preenchido e acondicionado em envelope pré-endereçado, sem ônus para os informantes, ou por meio do Boletim digitalizado e encaminhado ao endereço eletrônico estoque-privado@conab.gov.br.

Após a alimentação dos estoques nas bases de dados, realiza-se a análise e checagem preliminar, digitação, processamento dos dados recebidos, consistência, validação, análise complementar para a geração dos relatórios finais.

O Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Siep) é a solução tecnológica que entrou em operação em 2016, para a investigação dos estoques de café. Neste modelo, os armazenadores recebem seus códigos de acesso ao aplicativo para o preenchimento on line do estoque em cada uma das unidades administradas. Permite também visualizar os dados fornecidos em anos anteriores, bem como atualizar dados de contato. O armazenador também tem a opção de encaminhar os dados no modelo tradicional, por meio do preenchimento do boletim e devolução à Conab.

Este sistema será utilizado nas pesquisas dos anos subsequentes.

A Conab também realiza a etapa de vistoria dos estoques privados dos armazéns, por meio de seleção amostral ou de acordo com o roteiros definidos para fiscalização de estoques públicos, quando são verificados os estoques informados ou é diretamente captada a posição de estoque dos armazéns que ainda não informaram à Companhia.

 

 ______________________________________________________________ 

A Conab agradece a todos que participam da pesquisa e também àqueles que direta ou indiretamente contribuem para a sua realização, com destaque ao trabalho de sensibilização realizado pelas entidades representativas do arroz e do café a todos os seus afiliados.

Ressalta-se a importância dessa sensibilização e da participação de todos os armazenadores na pesquisa dos estoques privados e, também, da iniciativa visando o cadastramento ou recadastramento (atualização cadastral) de seus depósitos (armazéns ou estabelecimentos) junto à Conab, com vistas a obter maior número de informações e maior acuidade aos resultados em pesquisas futuras.

 ______________________________________________________________

 Última atualização: 29 de abril  de 2016




» filtrar pesquisa por ...

Descrição Produto Data Arquivo
Levantamento de Estoques Privados - Café-mar/2016 Café 04/2016 Modelo de Boletim e instruções de preenchimento (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Arroz-Fev/2016 Arroz 03/2016 Modelo de boletim e instruções de preenchimento (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados- Café-mar/2015 - Café Café 03/2015 Café-mar/2015 (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Arroz-Fev/2015 Arroz 02/2015 Arroz-fev/2015 (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Café-mar/2014 Café 03/2014 Café-mar/2014 (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Arroz-fev/2014 Arroz 02/2014 Arroz-Fev/2014 (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Arroz-fev/2013 Arroz 03/2013 Arroz-Fev/2013 (.pdf)
Levantamento de Estoques Privados-Café-mar/2013 Café 03/2013 Café-março/2013 (.pdf)
Levantamento est. priv. arroz 2013 - Boletim de Levantamento e Instruções Arroz 02/2013 Arroz-Boletim-Instruções-2013 (.doc)
Levantamento est. priv. arroz 2013 - Carta aos armazenadores Arroz 02/2013 Arroz-Carta-2013 (.pdf)