Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PARÁ – Ribeirinhos do município de Portel têm capacitação sobre uso do PAA e PGPM-Bio
Início do conteúdo da página

PARÁ – Ribeirinhos do município de Portel têm capacitação sobre uso do PAA e PGPM-Bio

  • Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 11h56

No período entre 29 de maio e 1º de junho, cerca de 60 ribeirinhos do município de Portel, no Pará, receberão capacitação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para saber como participar dos programas que a empresa oferece, em apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar e do extrativismo.

As palestras abordarão informações relativas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Essas ações são direcionadas à população ribeirinha, uma vez que boa parte da renda da comunidade é oriunda das atividades agrícolas e extrativistas locais.

Por meio do PAA, por exemplo, o pequeno agricultor tem os seus produtos adquiridos pelo governo, ao mesmo tempo em que este alimento é destinado a populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Já a PGPM-Bio assegura a existência de um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros, como o açaí, a andiroba, o babaçu, a borracha extrativa, o cacau e a castanha-do-brasil, entre outras. Além de garantir renda às populações que dependem da extração destes recursos naturais, esta política também contribui com a proteção e a preservação do meio ambiente. No caso do açaí, vale lembrar que boa parte da renda destas comunidades provém da venda desta fruta, chamada de “ouro preto” da região.

Entre os participantes esperados estão agricultores extrativistas, membros da Associação dos Moradores da Gleba Acutipereira (Asmoga), da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Rio Acuti-pereira (Atta) e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Serviço:
Encontro para a formação de facilitadores da tecnologia manejo de mínimo impacto de açaizais nativos de várzea
Local: Centro de Referência em Manejo de Açaizais no Marajó (Manejaí), comunidade Santo Ezequiel Moreno, Portel / Pará
Data: 29 de maio a 1º de junho de 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página