Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Produtor de laranja do RS tem apoio de Pepro e PEP para equilibrar o mercado
Início do conteúdo da página

Produtor de laranja do RS tem apoio de Pepro e PEP para equilibrar o mercado

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h17

Produtores de laranja do Rio Grande do Sul vão contar, neste mês, com o apoio de dois instrumentos do governo federal para escoar a produção e equilibrar os preços de mercado da fruta no estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (10) os editais de leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), que vão oferecer subvenções para o escoamento de 20 mil toneladas da laranja in natura, da safra 2019/2020, para qualquer região do país. As operações serão realizadas no dia 17 de outubro, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab.

No caso do Pepro, o arrematante do leilão deve ser o próprio produtor ou sua cooperativa, que fará jus ao incentivo desde que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo (ou o valor de referência definido pelo governo) e o valor do Prêmio Equalizador. Também, deve fazer o escoamento da laranja nas condições exigidas pelo edital. Já o PEP dá oportunidade de prêmio para que beneficiadores e agroindústrias adquiram o produto diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa pelo preço mínimo prefixado, complementando a operação com a entrega do produto para fora do estado, neste caso da laranja. O limite é de 50 toneladas por adquirente e o valor do prêmio é de R$ 0,0909 por quilo do produto.

Os interessados devem cumprir algumas exigências, como prazos para comprovação e estar cadastrado em bolsas de mercadorias. Na data da realização do leilão os participantes também deverão estar inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no portal da Conab, e estar em situação regular perante o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).

Confira os editais completos:

PEP – Aviso nº 153
Pepro – Aviso nº 152

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página