Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Produtor tem menos bônus do PGPAF devido a melhorias no mercado
Início do conteúdo da página

Produtor tem menos bônus do PGPAF devido a melhorias no mercado

  • Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 09h27

O número de produtos com direito ao bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) caiu para 12 neste mês. O motivo foi o maior valor de mercado conseguido pelos produtores com a própria comercialização, o que limita a ajuda de custo recebida pelo programa. A lista foi publicada nesta sexta-feira (7), com os percentuais de descontos calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os maiores descontos foram para cinco produtos, como a cebola do Rio Grande do Sul (45,21%), o feijão caupi do Tocantins (45,19%), a manga de São Paulo (39,67%) e o mel e a pimenta do reino da Bahia (37,21% e 35,76%, respectivamente).

No caso da pimenta do reino, houve aumento de oferta nos já elevados estoques do produto nas praças baianas, o que resultou na queda de preços para os produtores. Embora com percentuais bem menores, a juta/malva do Amazonas (8,75%) e a laranja da Bahia (0,82%) também justificaram o recebimento do bônus. Isso se deveu ao reflexo do início da safra das fibras na região ribeirinha e à pressão de baixa de preços do mercado internacional nos laranjais baianos.

Outro item que recebeu percentuais de desconto foi a raiz de mandioca, principalmente no Ceará (30,35%) e Espírito Santo (25,04%). Esta cultura segue com o benefício ainda nos estados da Paraíba (24,82%), Piauí (15,75%), Alagoas (12,97%), Pará (7,22%) e Rio Grande do Norte (6,04%).

Entre os produtos que não obtiveram a ajuda do PGPAF para este mês, estão relacionados o trigo e a borracha natural, que apresentaram preços melhores em alguns estados. O bônus do PGPAF é concedido quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência e deve ser utilizado como desconto para pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para saber detalhes completos da lista, clique aqui.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página