Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Com o “Crop Tour” da soja, avaliação de safra ganha em aprimoramento
Início do conteúdo da página

Com o “Crop Tour” da soja, avaliação de safra ganha em aprimoramento

  • Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 11h11

Até o próximo mês de março, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) devem percorrer lavouras de soja em 13 estados, período de desenvolvimento da lavoura, com plantas na fase de enchimento dos grãos e de maturação. Começou esta semana a coleta de informações sobre a produtividade da soja, o “Crop Tour”, para avaliar as condições das lavouras em cada estado. Feito como um grande trabalho unificado que abarca toda a extensão do território nacional nas áreas produtoras, vai gerar dados objetivos de produtividade que, combinados com os dados de área do georeferenciamento, darão ao país números ainda mais precisos da produção brasileira. A partir do trabalho iniciado em janeiro de 2020, a Conab coloca os dados brasileiros em padrões internacionais.

Com a participação de colaboradores – pesquisadores de campo da Conab e empresas parceiras – esta espécie de “mutirão da informação” vai percorrer milhares de quilômetros e coletar amostras em algumas centenas de pontos, em 16 roteiros diferentes nas principais regiões produtoras. As informações complementarão os trabalhos de levantamento e avaliação de safras, realizados mensalmente pela Companhia, como um acréscimo metodológico. O aprimoramento das estatísticas relativas à cultura da soja alinha o processo de Levantamento e Avaliação de Safras às melhores práticas mundiais.

Durante as visitas às lavouras, os empregados da Conab, seguindo medidas oficiais de proteção contra o coronavírus, percorrerão milhares de quilômetros nos estados produtores de soja como Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Pará, Roraima e Alagoas devem ser incluídos nessa safra pela primeira vez, mas pelo calendário de plantio mais tardio, as visitas devem ocorrer a partir de junho.

Esta é a segunda vez que é executada essa operação, em que os técnicos percorrem as lavouras, contam o número de plantas por metro, medem o espaçamento entre linhas de plantio, contabilizam o número de grãos por planta e analisam as condições das lavouras, estimando assim, a produtividade daquele local. De posse dos dados amostrais, são realizados cálculos e tratamentos estatísticos, a fim de estimar a produtividade em nível estadual.

Com esta ferramenta, a Conab reforça o estudo de levantamento e avaliação de safras que conta, também, com o apoio de cerca de 80 técnicos que percorrem aproximadamente 500 mil km anualmente, além de mais de mil informantes em todo o país. Além da soja, o trabalho esse ano deve ser repetido na cultura do milho segunda safra e do café. O objetivo é garantir que os números tragam mais segurança para garantir o planejamento da segurança alimentar do Brasil e apoio aos produtores.

 

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6389/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página