Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > RIO GRANDE DO SUL – Equipe avalia efeitos da estiagem nas culturas para atualizar dados da safra de grãos
Início do conteúdo da página

RIO GRANDE DO SUL – Equipe avalia efeitos da estiagem nas culturas para atualizar dados da safra de grãos

  • Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 11h14

Após a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, às áreas do centro-sul do país atingidas pela estiagem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que acompanhou a comitiva do Mapa, segue os estudos previamente programados para atualizar os números da safra de grãos no Rio Grande do Sul, que serão divulgados no 5º levantamento do ciclo 2021/2022. 

A pesquisa iniciada nesta segunda-feira (24) segue até sexta (28), em modalidade remota, com o auxílio da rede de informantes da Conab em todas as mesorregiões do estado, que abrange instituições como Emater, Irga, Cooperativas, Escritórios de Planejamento e agentes financeiros. Neste levantamento, serão avaliadas as principais culturas de verão (soja, arroz, milho), de forma regionalizada, em quatro roteiros que representam as principais regiões produtoras locais. Serão coletadas informações referentes ao percentual semeado e colhido, estádios das culturas, tipos de sementes, ciclo das cultivares, tecnologia empregada, calendário agrícola e qualidade das lavouras entre outras.

“A seca que atinge o estado já colocou mais de 340 municípios em situação de emergência”, afirma o superintendente regional da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Bestétti. “Os efeitos dessa ocorrência na safra são maiores na cultura do milho, que está com a colheita acelerada devido à falta de umidade. As regiões norte, centro e fronteira oeste gaúchas são as mais afetadas. Quanto à soja, os efeitos da estiagem também são severos, devido aos diferentes estágios que a cultura apresenta.”

A pesquisa no Rio Grande do Sul também avalia o efeito das altas temperaturas na cultura do arroz. Técnicos da Conab explicam que muitos produtores reduziram a irrigação do total da lavoura, dando preferência para as áreas em período reprodutivo, como medida para garantir a irrigação até o final do ciclo. Os resultados quantitativos de área, produção e produtividade no estado estão sendo compilados e serão divulgados somente no dia 10 de fevereiro, durante a apresentação dos dados nacionais do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página