Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PARÁ – Companhia participa de oficina para a agricultura familiar em Marajó
Início do conteúdo da página

PARÁ – Companhia participa de oficina para a agricultura familiar em Marajó

  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 09h26

Nesta terça-feira (21), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa da Oficina sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar no Marajó, no município de Breves (PA). O evento é promovido pela organização alemã Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit (GIZ), em parceria com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Durante a programação, representante da Companhia promoverá oficina sobre operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), esclarecendo dúvidas sobre o Programa operado pela Companhia, para o público convidado do evento, que inclui representantes de 18 organizações de oito municípios da Ilha de Marajó.

Em 2023, no estado do Pará, a Conab contratou 30 projetos junto às organizações da agricultura familiar no âmbito do PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). As operações beneficiarão 719 agricultores familiares, entre extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas e indígenas.

O aporte para estas ações é de aproximadamente R$ 10 milhões e envolve a comercialização de 107 produtos como açaí, castanha do Pará, peixes, raiz de mandioca, biscoito e azeite de babaçu, farinha de mandioca, hortaliças e polpas, dentre outros, totalizando mais de 1,4 mil toneladas de produtos.

PAA - Operado pela Conab desde 2003, o PAA assegura a garantia de renda por parte do produtor rural ao mesmo tempo em que ajuda no combate à insegurança alimentar e nutricional das populações carentes. O Programa é desenvolvido com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

A Compra com Doação Simultânea é uma modalidade do PAA que estimula a articulação entre a produção da agricultura familiar, combate à insegurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar, além da rede pública e filantrópica de ensino.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página