Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > RIO GRANDE DO SUL – Conab inicia apuração da produtividade de trigo na safra 2022 de maneira objetiva
Início do conteúdo da página

RIO GRANDE DO SUL – Conab inicia apuração da produtividade de trigo na safra 2022 de maneira objetiva

  • Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 20h31

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já deu início ao planejamento para realizar, em outubro, uma operação de campo para visitar lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto piloto para realizar um levantamento da produtividade do cereal de forma objetiva em locais selecionados aleatoriamente, de forma a garantir a evolução constante da metodologia, alinhada com padrões internacionais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) no evento Levantamento Objetivo da Safra de Soja 2021/2022, durante a 45ª edição da Expointer, que ocorre no município gaúcho de Esteio.

A metodologia a ser utilizada deverá ser semelhante ao levantamento de produtividade de soja já realizado pela Companhia no Estado. No início deste ano, os técnicos da estatal percorreram as lavouras da oleaginosa a fim de apurar in loco os impactos das condições climáticas adversas no desenvolvimento da cultura no estado gaúcho. O mesmo ocorreu no Paraná, Santa Catarina e em parte do Mato Grosso do Sul. Apenas no Rio Grande do Sul, a quebra na safra de soja chegou a 56,2%, com uma colheita estimada em 9,11 milhões de toneladas na safra 2021/22, frente a um volume colhido de 20,79 milhões de toneladas no ciclo 2020/21.

O trabalho foi realizado em parceria com instituições do setor dos quatro estados envolvidos. No Rio Grande do Sul, a Conab contou com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), enquanto que no Paraná a colaboração foi do Departamento de Economia Rural (Deral-PR) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). Em Mato Grosso do Sul, a cooperação foi realizada entre a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e, em Santa Catarina, a Companhia contou com o auxílio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).

Perspectivas para o arroz – Durante a Expointer, a Conab também mostrou os cenários que se apresentam para os produtores de arroz do estado. O gerente de Produtos Agrícolas da Companhia, Sérgio Roberto Gomes, lembra que a expectativa é que a área cultivada para o grão apresente uma nova redução na safra 2022/23. Essa queda é influenciada pelo custo de produção mais alto, o que leva os agricultores a optar por culturas que apresentam melhores estimativas de rentabilidade e liquidez, como milho e soja. Ainda assim, a produção na safra 2022/23 deve ficar em torno de 11,2 milhões de toneladas, dada a possibilidade de recuperação na produtividade em relação à 2021/22, que sofreu com a falta de recursos hídricos para o seu bom desenvolvimento.

A Expointer é um evento agropecuário de destaque nacional e internacional, realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, é considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. O evento reúne diferentes públicos, desde produtores rurais, trabalhadores das propriedades agrícolas, profissionais da agroindústria, engenheiros agrônomos, pesquisadores, estudantes de escolas técnicas e universidades, público urbano, lideranças do setor, assim como os representantes das principais instituições do agronegócio.

Serviço:
45ª edição da Expointer
Data: de 27 de agosto e 4 de setembro
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio-RS

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página