Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PARÁ – Associação de Oriximiná recebe alimentos produzidos por indígenas pelo PAA
Início do conteúdo da página

PARÁ – Associação de Oriximiná recebe alimentos produzidos por indígenas pelo PAA

  • Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 15h30

Cerca de 1.300 pessoas atendidas pela Associação dos Deficientes de Oriximiná (Ador), no estado do Pará, começaram neste mês a receber alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtos são fornecidos pela Associação dos Povos Indígenas Trombetas Mapuera (Apitma), que tiveram projeto aprovado pelo PAA em 2023, com previsão de início neste ano. O grupo é formado exclusivamente por indígenas, que cultivam itens como abacaxi, banana e castanha-do-brasil.

A primeira remessa deverá ser finalizada até o dia 13 de maio. Até o momento, foram entregues cerca de 400 quilos de produtos, sendo 7 kg de abacaxi, 167 kg de banana e 237 kg de castanha-do-brasil. Ao final do projeto, que deve ocorrer até o dia 9 de outubro deste ano, serão fornecidos uma quantidade total de 16.204 quilos desses alimentos.

O município de Oriximiná fica no oeste do estado, com acesso somente por meio de barco (média de 5 dias) ou avião (chegando até a cidade de Santarém e completando o percurso com mais 6h de barco). Apesar das dificuldades de acesso, a Conab trabalha na elaboração de futuras visitas técnicas orientativas presenciais e virtuais na região.

No estado do Pará, no ano de 2024, foram entregues pelo PAA um total de 283.064,46 kg de alimentos adquiridos com recursos de mais de R$ 2 milhões, destinados em 2023 pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A aquisição de produtos da agricultura familiar, realizada pelo Governo Federal por meio do programa, é feita a partir de projetos aprovados. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), os alimentos são fornecidos pelos próprios agricultores a instituições socioassistenciais e cozinhas solidárias. Projetos de outra modalidade também promoveram a doação de sementes na região.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página